quarta-feira, 27 de junho de 2018

Triunfo sobre o medo: lição de Mandela guia Tite (e a Seleção) em decisão na Copa

Livro de memórias do ex-presidente da África do Sul é referência para o técnico enfrentar seus receios: o desta quarta atende pelo nome de Sérvia. Brasil joga pelo empate para avançar às oitavas
A prendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo''.

A frase é de Nelson Mandela, mas o pensamento faz parte da cartilha de Tite. E inspira tanto o técnico quanto a Seleção para o primeiro jogo decisivo na Copa do Mundo da Rússia. Nesta quarta, o Brasil enfrenta a Sérvia no estádio do Spartak, em Moscou, às 15h (de Brasília). Se a vitória pode garantir a primeira colocação do Grupo E, a derrota significa a inesperada eliminação na fase de grupos. Para chegar às oitavas de final, é preciso ter coragem e triunfar sobre o medo.
A TV Globo, o SporTV e o GloboEsporte.com transmitem o confronto decisivo ao vivo. O site acompanha em Tempo Real a partir das 13h (de Brasília).
Tite costuma citar o ex-presidente da África do Sul (1994 a 1999) em entrevistas. Em pelo menos duas delas, falou especificamente sobre o livro de memórias do líder africano, “O longo caminho para a liberdade”: no Jornal Nacional, logo após a convocação para a Copa, e em uma série de comerciais para um dos patrocinadores da Seleção.

- Uma pitadinha de medo, de expectativa, faz parte para atingir a excelência. Quando o Mandela escreve no livro dele que, em todas as decisões que ele teve, o medo sempre esteve presente, olhei e pensei assim: "Poxa, sou um ser humano, dá pra compreender meu medo também" - disse recentemente.

Nenhum comentário: