sexta-feira, 20 de julho de 2018

Por apenas 0s004, Ricciardo supera Hamilton e lidera 1º treino na Alemanha

No entanto, australiano da RBR será punido por troca de componentes do motor e terá de largar do fim do grid; líder do campeonato, Vettel é quarto, e McLaren tem mais um treino difícil
Daniel Ricciardo foi o mais rápido no primeiro treino livre para o GP da Alemanha, em Hockenheim, com um tempo apenas 0s004 melhor do que o do segundo colocado Lewis Hamilton, de contrato renovado com a Mercedes. No entanto, antes mesmo de entrar na pista, o australiano recebeu uma péssima notícia: terá de largar no fim do grid devido a punições por troca de componentes de sua unidade de potência, como centralina e sistemas de recuperação de energia.

Comprovando o bom desempenho da RBR, Max Verstappen conseguiu a terceira colocação, a 0s189 do companheiro de equipe. O holandês ficou à frente do líder do campeonato Sebastian Vettel, que, no entanto, utilizou pneus macios na sua melhor volta, enquanto seus concorrentes usaram ultramacios, mais aderentes. Diante disso, o tempo do alemão da Ferrari, apenas 0s271 pior do que o de Ricciardo, pode ser considerado excelente.

Depois de ter anunciada a extensão de seu compromisso com a Mercedes, Valtteri Bottas ficou com a quinta colocação, à frente do compatriota Kimi Raikkonen, da Ferrari. A dupla da Haas voltou a ter um bom desempenho, com o criticado Romain Grosjean em sétimo e o prestigiado Kevin Magnussen em oitavo. Charles Leclerc (Sauber) e Nico Hulkenberg (Renault) completaram o grupo dos dez primeiros colocados.

Tempos do primeiro treino em Hockenheim
Equilíbrio entre os ponteiros
Hamilton liderou a maior parte do treino, mas sempre com os adversários por perto. A RBR mostrou bom desempenho, com Verstappen e Ricciardo também liderando parte da sessão, e o australiano assumindo definitivamente o primeiro lugar na meia hora final.

Apesar de a Ferrari não ter brigado diretamente pelo primeiro lugar neste treino inicial, aliás uma rotina nesta temporada, a equipe italiana mostrou um carro equilibrado e veloz com os pneus macios, o que deixou uma pulga atrás da orelha das adversárias.

Hulkenberg leva susto
Na única escapada mais forte no treino, Nico Hulkenberg deixou escapar a traseira da Renault na entrada do estádio. O alemão até conseguiu evitar a rodada, mas passou reto e levantou muita brita e poeira na área de escape.

Por sorte, ele conseguiu evitar um acidente, mas sujou os pneus ultramacios e perdeu algumas voltas para conseguir limpá-los. Mesmo assim, o alemão ainda terminou em décimo.

Opa, saiu voando!

Nenhum comentário: