domingo, 21 de outubro de 2018

Espelho de 2016 e embalo na liderança: o que está em jogo para o Palmeiras contra o Ceará

Verdão está a um jogo de igualar marca da campanha do último título nacional

Se a campanha de 2016 servir como referência para o Palmeiras no Campeonato Brasileiro desta temporada, a partida contra o Ceará pode ser ainda mais importante para o clube. Invicto há 14 jogos no torneio, o Verdão vai igualar a sequência da equipe campeã brasileira há dois anos se vencer ou empatar com os cearenses neste domingo, às 16h, no Pacaembu.

Em 2016, o Palmeiras ficou 15 jogos invicto e também embalou no segundo turno do Brasileirão. Na ocasião, a equipe dirigida por Cuca teve 13 vitórias, cinco empates e uma derrota nas últimas 19 partidas da competição – foram 77,1% de aproveitamento no returno.


Na atual sequência, o Palmeiras somou 11 vitórias e três empates nas últimas 14 partidas válidas pelo torneio nacional. Considerando apenas o returno, o aproveitamento do time de Felipão é de 86,6%, com oito vitórias e dois empates em dez jogos.

Nas contas do matemático Tristão Garcia, quem somar 76 pontos será o campeão de 2018. Adaptando a projeção ao Palmeiras, seriam mais 17 pontos em nove jogos.

O duelo contra o Ceará será disputado no Pacaembu, por causa de um show na arena palmeirense. Depois, o time terá mais quatro jogos como mandante e outros quatro como visitante até o fim da competição.

Em caso de triunfo neste domingo, o Verdão, que soma 59 pontos, conseguirá manter vantagem na liderança. Hoje, o Internacional é o segundo colocado com 56 pontos e com desvantagem de oito gols no saldo. O terceiro colocado é o Flamengo, com 55 pontos. Os rubro-negros, aliás, receberão o time de Felipão no Maracanã na rodada do próximo fim de semana.

– Faltam nove jogos, praticamente um mês e meio ou dois meses para acabar a temporada, e se a gente não confirmar tudo isso que a gente vem fazendo não vai ser um ano legal. A gente tem tudo para acabar o ano bem. É continuar do jeito que estamos fazendo para no fim do ano comemorar algo – comentou Dudu, na última quinta-feira.

O Palmeiras é o primeiro dos três principais candidatos ao título a entrar em campo na 30ª rodada do Brasileirão. O Flamengo enfrenta o Paraná fora de casa também no domingo, mas às 19h, enquanto o Internacional recebe o Santos no Beira-Rio na segunda-feira, às 20h.

Antes do duelo contra os cariocas, no próximo sábado, o Verdão entra em campo na quarta-feira na Argentina para enfrentar o Boca Juniors, no primeiro confronto da semifinal da Libertadores.

Nenhum comentário: