domingo, 2 de dezembro de 2018

Libertadores 2019: Atlético-MG já tem possíveis adversários na fase preliminar da competição

Atlético-MG terá que passar por dois times para chegar à fase de grupos; rivais tradicionais como Atlético Nacional e La U podem aparecer no caminho


O Atlético-MG definiu seu calendário 2019, no último sábado. Com a vitória sobre o Botafogo por 1 a 0, no Independência, o Galo garantiu o retorno à Libertadores (veja como foi no vídeo acima). Vai disputar a fase preliminar e terá de passar por dois adversários antes de chegar à fase de grupos. O sorteio da competição continental é no próximo dia 17 de dezembro, no Paraguai. Mas o caminho alvinegro já está sendo desenhado, com a definição dos times que jogarão o mata-mata.



Primeira fase (disputada entre os dias 22 e 31 de janeiro)

Apenas seis clubes disputam a primeira etapa da Libertadores. Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela terão representantes, mas ainda eles não foram definidos. O Real Garcilaso, do Peru, e o Defensor, do Uruguai, estão classificados para jogar esta fase. Serão três duelos de mata-mata. Quem passar, vai para a segunda fase e, dependendo do chaveamento, pode até ser rival do Atlético-MG, que comemorou o acesso com uma postagem em sua rede social.


Segunda e terceira fases (entre os dias 5 e 28 de fevereiro)
Trezes equipes já vão direto para a segunda fase, entre elas o Atlético-MG. Com os outros três clubes classificados do chaveamento anterior, fecham oito confrontos eliminatórios. Quem passar por dois mata-matas, garante uma das quatro vagas restantes na fase de grupos de 2019.

São dois clubes do Brasil: o Galo e Grêmio ou São Paulo, que definirão neste domingo quem vai para a fase de grupos e quem terá de passar por essa fase preliminar. Dois do Chile (Palestino; Universidad de Chile ou Universidad Concepción, que definem neste domingo quem vai para a fase de grupos e quem ficará nesta fase). Dois da Colômbia (Atlético Nacional e outro a definir entre Junior Barranquilla, Independiente Medellín ou Once Caldas). O representante da Argentina será o Talleres.

Tem também uma vaga para o Equador, ainda a definir. Paraguai terá como representante o Libertad. O Peru também tem uma vaga, mas também ainda precisa definir quem irá jogar esta fase - Alianza Lima ou Melgar. O representante do Uruguai será o Danubio. Já o da Venezuela será ainda definido também.

Fase de grupos (05/03 a 09/05)
Serão 32 equipes nesta fase, divididas em oito grupos, sendo que dois se classificam para as oitavas de final. O Brasil tem cinco representantes garantidos: Palmeiras (campeão brasileiro), Flamengo (vice), Internacional (terceiro) e São Paulo ou Grêmio (quarto colocado), além do Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil. O Atlético-PR pode participar se for campeão da Copa Sul-Americana diante do Junior Barranquilla, da Colômbia.

A Argentina tem definidos: Boca Juniors (campeão argentino, mas se for campeão da Libertadores, abre a vaga para o Independiente, sexto colocado do último Campeonato Argentino), Godoy Cruz, San Lorenzo, Huracán e Rosario Central ou Gimnasia. O River Plate só disputa a próxima Libertadores se for campeão, no próximo dia 9 de dezembro, da edição atual. 


O Chile já tem a Universidad Catolica como equipe definida e ainda terá Universidad de Chile ou Universidad Concepción na fase de grupos. Na Colômbia, são duas vagas diretas: o Deportes Tolima já está garantido. A outra vaga será definida entre Independiente Medellín e Junior Barranquilla, que fazem a final do Campeonato Colombiano. Se o Junior, que está na final da Copa Sul-Americana, vencer o torneio continental, abre vaga para o Once Caldas. O Independiente Medellín iria, assim, para a fase preliminar.

No Equador, a LDU já está na fase de grupos, mas outra equipe será definida para também entrar direto. No Paraguai, Olimpia e Cerro Porteño vão disputar a fase de grupos. No Peru, também são duas vagas diretas: uma delas já é do Sporting Cristal, enquanto a outra ainda será definida entre Alianza Lima e Melgar. No Uruguai, Nacional e Peñarol entram direto. Na Venezuela, o Zamora já está garantido e mais uma equipe também entra nesta fase direto.

Galo na Libertadores
Será a 10ª participação do Atlético-MG ( já havia participado das edições de 1972, 1978, 1981, 2000, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017), sendo a sexta dos últimos sete anos. O clube alvinegro foi campeão da edição de 2013, vencendo o Olimpia na decisão.

Nenhum comentário: