segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Com Pelé de embaixador, Carioca 2018 é lançado: "Onde tudo começou"

Presidente da Ferj, Rubens Lopes Filho, diz-se empenhado em lutar contra violência no futebol do Rio; Rei do Futebol lembra de atuação por combinado Vasco/Santos



O Campeonato Carioca, com estreia marcada para esta terça-feira, foi lançado oficialmente nesta segunda-feira, em cerimônia na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. A festa de abertura teve como protagonista Pelé, maior jogador de futebol de todos os tempos e escolhido Embaixador do Campeonato Carioca.
Pelé brinca com uso de andador: "Chuteira nova"O Rei do Futebol, que subiu ao palco com o auxílio de um andador, brincou com a situação.
- Em primeiro lugar vou dizer uma coisa a vocês. Eu conversava com meu assessor, Pepito, e os patrocinadores. Eles disseram: "Você vai entrar com andador ou companheiro?". Eu brinquei: "pela primeira vez, Deus me deu uma chuteira nova, por que eu não vou mostrar? Deixa eu mostrar (risos) - afirmou.


No Rio de Janeiro, em jogos festivos, Pelé vestiu as camisas de Flamengo, Fluminense, Olaria e Vasco. Mas é com outra camisa que o Rei do Futebol fez história no Maracanã: com o Santos venceu a Libertadores, o Mundial e a Recopa Sul-Americana. No estádio carioca, em 1969, ele também marcou o milésimo gol.

Um novo atleta do século?
Perguntado sobre a possibilidade de surgir um novo atleta do século, o Rei fez todos rirem novamente:

- Você quer que eu fale sério ou brinque? Eu podia começar a enumerar os êxitos, números de gols, campeonato mundial, mas tudo isso não vai ser suficiente que Dona Celeste e Seu Dondinho fecharam a fábrica. Não vai nascer outro Pelé.

"Muito feliz de estar aqui no Rio de Janeiro, onde tudo começou".
O Atleta do Século destacou que seu início no futebol foi com a camisa cruz-maltina. Ele veio ao Rio e participou de um combinado Vasco/Santos.
- Quero agradecer de coração primeiro a Deus, pois recebi muitas mensagens de boa recuperação do mundo inteiro. Depois que eu parei estou pagando tudo (risos), mas graças a Deus estou aqui. Muitos não sabem da minha alegria de estar com saúde para esse evento.

- Pouca gente sabe que a culpa de toda a minha carreira, embora eu passasse o tempo como profissional do Santos Futebol Clube, mas o início da minha carreira, com 15 anos, foi aqui no Vasco. Foi num combinado Santos e Vasco, e eu vim para fazer parte da equipe. Nessa época teve uma convocação para a Copa Roca. Fui convocado pela primeira vez, e o Brasil foi campeão. Fico feliz por estar aqui no Rio de Janeiro, onde tudo começou. Muito obrigado.

Estreia do estadual
A primeira rodada do Campeonato Carioca vai acontecer nesta terça, com o jogo entre Botafogo e Portuguesa, no Nilton Santos. O Flamengo joga na quarta contra o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, assim como o Fluminense, que enfrenta o Boavista, em Bacaxá. Já o Vasco estreia na quinta, diante do Bangu, em São Januário.

Ferj prega luta contra violência
O presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes Filho afirmou que o grande objetivo para a edição de 2018 é dar um basta à violência no futebol do Rio.

- Queremos de volta o público ao estádio. Estamos empenhados, juntos com clubes, órgãos de segurança e poder judiciário, no combate à violência. Seremos firmes. Queremos as famílias de volta ao estádio. Para competição, audiência, interesse e visibilidade nacional e internacional, nós já conseguimos. Nossa busca é pela paz no futebol e não vamos desistir.

Final da Taça Guanabara fora do Maraca
Por conta de eventos agendados para março, a final da Taça Guanabara, marcada para 10 de março, não será no Maracanã. No ano passado, ela foi realizada no Estádio Nilton Santos, onde o Fluminense foi campeão nos pênaltis após empate por 3 a 3 com o Flamengo no tempo normal.

Nenhum comentário: