domingo, 16 de dezembro de 2018

Imprensa espanhola vê Mundial com Real favorito diante do River e oportunidades para Vinicius Junior

Jornalistas apostam em mais espaço para o brasileiro na competição que acontece nos Emirados Árabes

Se para o River Plate o Mundial de Clubes já é uma obsessão, para o Real Madrid a competição ainda está distante – as preocupações maiores são tentar o tetra da Liga dos Campeões e melhorar o desempenho no Campeonato Espanhol, em que o clube está em quarto lugar, com 29 pontos. Após desembarcar na tarde deste domingo aos Emirados Árabes, o campeão da Champions ainda chega como favorito num eventual final do torneio, programada para sábado, em Abu Dhabi.

O Globo Esporte pediu a três jornalistas espanhóis que conhecem bem o Real Madrid e acompanharam de perto a passagem do River Plate pela capital espanhola suas impressões sobre o time argentino e como projetam esse eventual duelo no Mundial de Clubes. Para chegar até a final, cada um precisa ganhar sua semifinal, contra Al Ain (no caso dos argentinos, na terça-feira) e Kashima (para os espanhóis, na quarta).



A opinião unânime é que o clube europeu é amplamente favorito, ainda que menos do que em outras edições do Mundial. Nem a derrota por 3 a 0 para o CSKA, em casa, durante esta semana, muda o prognóstico. Depois de um início de temporada acidentado, que culminou na demissão do técnico Julen Lopetegui, o Real parece ter entrado nos trilhos – se não na maneira de jogar, pelo menos nos resultados. Os jornalistas consultados também esperam que o Mundial sirva de oportunidade para Vinicius Junior ter mais oportunidades no Real Madrid.

Alberto Rubio - Editor de futebol internacional do diário "Marca"

"River em condições normais não deveria dar guerra ao Real. Penso que o RM é superior, sobretudo no plantel, de jogadores. Mas o RM está passando por uma fase peculiar, acaba de trocar de treinador, o time está ganhando mas não convence. Está tendo muita dose de sorte para conseguir resolver suas partidas. E num jogo único, num contexto diferente como num Mundial de Clubes, que na América do Sul se dá muito mais importância do que na Europa, e num contexto geográfico diferente, é possível que o River Plate consiga aprontar uma surpresa. Não deveria, mas poderia.

Eu gostaria de ver Vinicius Júnior mais em campo. Ele deu um passo à frente com Solari, está presente nas convocações, não voltou para o Castilla [Real Madrid B]. Acho que Vinícius está tendo menos minutos do que ele gostaria -- e do que a torcida também. As pessoas estão impacientes por vê-lo mais."

Sergio Gomez - Repórter da editoria "Real Madrid" do Diário "As"

"Primeiro os dois têm que se classificar para a final. Se conseguirem fazer a decisão, penso ser difícil que o River possa causar grande dano ao Real Madrid. O time de Solari melhorou mais em resultados do que a maneira de jogar, mas acho que ainda é superior ao River. O campeão da Libertadores sofre muito atrás e sofre para fazer gols. Eles gostam de ter a posse de bola, mas ainda não têm uma capacidade de intimidar no ataque.

O Real Madrid está com muitas dúvidas, claramente em má fase, mas ante a disputa de um título como o Mundial, o vestiário se acende. O time do Mundial será diferente do que se viu frente ao CSKA. O Mundial terá dois jogos importantes para Vinícius. Mas ainda que ele tenha mais minutos com Solari do que tinha com Lopetegui, continuará sendo reserva. Dependo das condições, pode ser uma boa opção para o ataque."

Paco Caro - Narrador e apresentador da RTVE

"Se analisarmos um e outro modelo, é complicado compará-los. River tem o que eu acho que é o meio de campo mais versátil do continente, que pode permitir que você se adapte ao que eu acho que é o cenário mais adequado, e um punhado de jogadores de um nível importante, jogadores diferentes que são obviamente destaque na América do Sul. Compará-los a nível europeu torna tudo um pouco mais duvidoso.

Para competir, acho que você deve levar o jogo a um estágio que equilibra essa diferença, assumir um papel menos dominante do que o habitual, explorar os espaços e tentar aproveitar essa tendência ao erro que vemos na defesa do Real Madrid este ano. E não é o melhor Madrid dos últimos anos, está repetindo erros, concede muito mais e é menos concreto no ataque. Noto que o Real também sofre frequentes apagões e quedas na tensão, embora eu dificilmente possa imaginar que, em um hipotético fim, isso aconteceria.

Em suma, sim, eu acho que além do favoritismo aparente, a confiabilidade inferior do Real Madrid oferece a possibilidade ao River de competir, mas para isso terá que assumir um papel menos dominante e brincar com a impaciência do Madrid."

Nenhum comentário: